Bem-vindo a Ciência 2010
PT EN
Banner da zona

Programa Rede de Residências: Experimentação, Arte, Ciência e Tecnologia

Nádia Duvall
Em residência no Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB )

SKIN

Exploração da possibilidade de aumentar a resistência de películas de tinta, envolvendo investigação sobre colóides, polímeros e surfactantes.

Nuno Cassola Marques

Em residência no Instituto de Sistemas e Robótica, do Instituto Superior Técnico (ISR )

Potência de Não e de Memória

Instalação interactiva baseada em conhecimentos de robótica e de videovigilância.

Poster (PDF)

Sobre...

O programa
O Programa Rede de Residências: Experimentação, Arte | Ciência, Tecnologia resulta de uma colaboração entre a Ciência Viva e a Direcção Geral das Artes (DGArtes) do Ministério da Cultura, criando uma plataforma comum de trabalho e investigação entre artistas e cientistas.

Uma rede Instituições Científicas acolhe projectos artísticos com fortes ligações à ciência. Em vários pontos do país e em áreas científicas diversificadas, os artistas têm a possibilidade de utilizar as ferramentas e os processos próprios dos laboratórios de investigação para desenvolver os seus projectos criativos.

A primeira edição do Programa, com oito residências artísticas, teve lugar em 2007-2008, tendo os trabalhos resultantes sido apresentados numa exposição no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva. Decorre em 2009-2010 a 2ª edição, prevendo-se para Novembro 2010 a divulgação dos resultados das dez residências artísticas.

Consulte aqui mais informações sobre o programa.

A Rede de Instituições Científicas de Acolhimento (ICA's)
Nesta edição participam dez Instituições científicas que acolhem projectos artístiscos. As áreas de investigação científica focadas vão desde a biologia celular e as neurociências à nanotecnologia e à robótica.

Veja aqui mais informação sobre a Rede de ICA's